Dois tipos bastante utilizados de servidores DNS (Domain Name System) são o autoritativo e o recursivo, que embora possam ser executados em uma mesma máquina, possuem características distintas:

 

  • O autoritativo é responsável por manter os mapas referentes a uma zona local e responder a requisições vindas de máquinas de todo o mundo, que precisarem resolver nomes de domínio da zona sobre a qual este servidor tem autoridade;
  • O recursivo é responsável por receber as consultas DNS dos clientes locais e consultar os servidores externos, de modo a obter respostas às consultas efetuadas, veja mais em https://brbos.brbyte.com/dns/recursive.

 

Quem precisa de um servidor autoritativo?

Somente quem precisar difundir dominios na Internet. O autoritativo é o servidor que está autorizado a responder por um domínio. A autoridade para que um servidor de DNS (autoritativo) responda pelo domínio é dada pelos registros de domínios, oficiais, de uma determinada região do mundo. No nosso caso, Brasil, quem fornece a autoridade para que um ou mais servidores autoritativos respondam por um domínio é o Registro.br. Como já falamos, a autoridade do Registro.br é reconhecida pelos servidores root, pois o Registro.br é um NIR (National Internet Register) responsável pelo Brasil e autorizado pelo LACNIC, que é um dos cinco RIRs (Regional Internet Register), do mundo. O Registro.br exige, no mínimo, dois autoritativos para repassar a autoridade. O Registro.br não faz nenhuma exigência em relação aos recursivos, em outras palavras, nem dá bola para eles.

 

Por ser o autoritativo autorizado pelo Registro.br, a responder por um domínio, ele é um servidor que deve ficar disponível para qualquer consulta feita na Internet. Ou seja, ele é um servidor aberto, sob o ponto de vista de consultas aos domínios sob sua jurisdição.

 

Com o BrbOS, é possível montar um servidor de DNS dentro da sua rede, criar ACLs para garantir que somente as redes permitidas façam consultas recursivas e qualquer rede possa fazer as consultas dos registros cadastrados nas zonas, veja mais em https://brbos.brbyte.com/dns/acl-control.

 

Com gráficos em tempo real e total gerência do servidor, fica fácil ter um servidor em sua empresa.

 

Baixe e instale agora mesmo em um servidor ou máquina virtual.

DNS Recursivo DNS Reverse Download